O uso do preservativo é fundamental para prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a gravidez indesejada. No entanto, nem sempre é simples escolher a camisinha adequada, especialmente se as alternativas que o mercado oferece não forem de conhecimento de todos.Para sair do tradicional e dar uma apimentada na relação, existem ainda modelos de preservativos com algumas funções extras: -

Sabores: chocolate, hortelã, frutas e até drinks como mojito e caipirinha. A lista de sabores em preservativos é grande e atende a todos os gostos. Algumas são ainda aromatizadas, coloridas e até brilham no escuro.

Texturizadas: uma boa opção para deixar o sexo mais intenso são os preservativos texturizados. Eles possuem ranhuras e relevos tanto na parte de fora quanto de dentro da camisinha, aumentando a sensibilidade e o prazer dos dois durante a transa.

Efeito quente/frio: para explorar sensações diferentes, esses preservativos oferecem a opção de esquentar ainda mais a relação ou conferir uma sensação mais geladinha às partes íntimas.** - **Retardantes: usando um componente anestésico na lubrificação, as camisinhas de efeito retardante podem ajudar em casos de ejaculação precoce ou se você quiser um tempo de ereção um pouco mais longo.

Espermicida: para potencializar o efeito contraceptivo, esses preservativos são turbinados com espermicidas que matam ou paralisam os espermatozoides.

Tamanhos de camisinha: Apesar de também variar de acordo com o comprimento, a medida que parece nas embalagens de camisinha dizem respeito ao diâmetro de cada uma.

Apesar de não serem diferenças tão grandes quando olhamos a olho nu, são pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença e acabar com a sensação de desconforto que pode ser causada pelo uso de tamanho indevidos de preservativos.

Veja então quais são os tamanhos de preservativos disponíveis no mercado:

- 49mm: por vezes chamado de teen, é o menor dos tamanhos de preservativos disponível;

- 52mm (padrão): é o tamanho mediano e padrão de preservativos, sendo assim, é também o tamanho de camisinhas distribuídas em postos de saúde e a mais fácil de se encontrar em farmácias;

- 55mm: um pouco maior do que a padrão, é chamada também de  large/extra

- 58mm: é a maior disponível no mercado e também chamada de extra large

Caso você cogite a possibilidade de trocar de método contraceptivo, uma das opções é a camisinha feminina. Apesar de pouco utilizada e comentada, essa é uma opção que pode ser bastante prática para muitos casais e que protege tanto quanto a masculina.

Agora, queremos saber de você, qual é tipo de camisinha te deixou mais curioso para experimentar? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua resposta ou até mesmo uma pergunta sobre o assunto.